sexta-feira, 4 de junho de 2010

Trabalho de Animação

Introdução

Inicialmente, comecei por escrever um pequeno guião para me ajudar a orientar no trabalho de animação da disciplina de Oficina Multimédia B. Depois fui em busca do respectivo material necessário para a sua concretização. Enquanto ia procurando o material (os sons wav, as imagens, entre outros), a professora, nas aulas, foi-nos ensinando como deveríamos trabalhar com o programa Adobe Flash. Eu trabalhei com o Flash 8 Portable. O meu trabalho iria compilar todos os trabalhos finais que realizei ao longo deste ano lectivo 2009 / 2010, em oito cenas.

Objectivo do trabalho de Animação

A meu ver, este trabalho serviu não só para compilarmos os nossos trabalhos realizados ao longo deste ano lectivo 2009 / 2010, mas serviu, também, para aprendermos a trabalhar com mais um programa informático – o Flash.

Para a realização do trabalho de Animação

Decidi que o meu tema geral seria representado, principalmente, por desenhos animados dos Looney Tunes. Então, o meu trabalho inicia-se com a entrada do Tazz e o seu som natural a narrar a “história encantada”. Para tal utilizei o “Free Transform”, nomeadamente o aumentar. Enquanto o Tazz narra, por debaixo dele, circula texto através da técnica do “Motion Tween”, e que no final é novamente utilizado o aumentar e mais o diminuir, consecutivamente. Depois aparece o Duffy Duck a gritar dizendo que estou atrasada para a disciplina de Oficina de Multimédia B, também com “Motion Tween” e com o despertador a aumentar. Por baixo estão as letras a decorrer (“Motion Tween”) e quando param, aumentam e diminuem continuamente, também.
Na segunda cena, entretanto são 8:23 e o Silvestre (que representa a professora de Oficina de Multimédia B) reclama o atraso de 3 minutos.
Na Cena 3, crio uma personagem nova, a menina, que me representa, onde irá pensar no seu primeiro trabalho – o tecido para as novas fardas dos Auxiliares da Acção Educativa para a nossa nova Escola Secundária Alberto Sampaio. O balão é o botão que irá dar acesso para ver o tecido em pormenor.
Na cena seguinte, aparece uma “food fight”, que significa que a hora do almoço chegou e isso vê-se pela hora marcada pelo relógio, 13:30. Clica-se no relógio e ir-se-á ouvir o segundo trabalho, o trabalho de som, que no meu caso foi a animação sonora da cantina com a “Ementa Cultural”. Ao lado existe um botão com o fim de parar o som.
Entretanto, saltamos para a cena do vídeo, com o Duffy Duck, a tentar marcar o território, reclamando que o centro das atenções é ele. Se clicarmos no Pato poderemos ver o vídeo (terceiro trabalho). A seguir entra o Bugs Bunny com a sua célebre frase “Hey, what’s up doc!” e a comer a sua cenourinha muito relaxado, mas, de repente, uma mulher grita de aflição. É a mulher do cartaz a dizer para não esquecer de ver também o blog. Por fim, o meu trabalho termina com o “Goodbeyeee” do Bugs Bunny a explodir.

Acesso ao Guião

Recorreu-se, então, aos seguintes programas ...


Conclusão

Neste trabalho, houve algumas dificuldades. Para começar, como em todos os trabalhos, houve sempre aquele problema de me habituar totalmente ao funcionalismo do programa em si. Depois, tive bastantes dificuldades na activação dos botões. Por fim, a última coisa que me dificultou muito, a nível de som, foi não conseguir ver, no programa Flash8Portable toda a extensão do som, como no programa Audacity.

URL de sounds
URL de sounds 2
URL de imagens
URL de imagens 2
URL de imagens 3
URL de imagens 4
URL de imagens 5
URL de imagens 6
URL de imagens 7
URL de imagens 8
URL de imagens 9
URL de imagens 10