sexta-feira, 4 de junho de 2010

Trabalho de Animação

Introdução

Inicialmente, comecei por escrever um pequeno guião para me ajudar a orientar no trabalho de animação da disciplina de Oficina Multimédia B. Depois fui em busca do respectivo material necessário para a sua concretização. Enquanto ia procurando o material (os sons wav, as imagens, entre outros), a professora, nas aulas, foi-nos ensinando como deveríamos trabalhar com o programa Adobe Flash. Eu trabalhei com o Flash 8 Portable. O meu trabalho iria compilar todos os trabalhos finais que realizei ao longo deste ano lectivo 2009 / 2010, em oito cenas.

Objectivo do trabalho de Animação

A meu ver, este trabalho serviu não só para compilarmos os nossos trabalhos realizados ao longo deste ano lectivo 2009 / 2010, mas serviu, também, para aprendermos a trabalhar com mais um programa informático – o Flash.

Para a realização do trabalho de Animação

Decidi que o meu tema geral seria representado, principalmente, por desenhos animados dos Looney Tunes. Então, o meu trabalho inicia-se com a entrada do Tazz e o seu som natural a narrar a “história encantada”. Para tal utilizei o “Free Transform”, nomeadamente o aumentar. Enquanto o Tazz narra, por debaixo dele, circula texto através da técnica do “Motion Tween”, e que no final é novamente utilizado o aumentar e mais o diminuir, consecutivamente. Depois aparece o Duffy Duck a gritar dizendo que estou atrasada para a disciplina de Oficina de Multimédia B, também com “Motion Tween” e com o despertador a aumentar. Por baixo estão as letras a decorrer (“Motion Tween”) e quando param, aumentam e diminuem continuamente, também.
Na segunda cena, entretanto são 8:23 e o Silvestre (que representa a professora de Oficina de Multimédia B) reclama o atraso de 3 minutos.
Na Cena 3, crio uma personagem nova, a menina, que me representa, onde irá pensar no seu primeiro trabalho – o tecido para as novas fardas dos Auxiliares da Acção Educativa para a nossa nova Escola Secundária Alberto Sampaio. O balão é o botão que irá dar acesso para ver o tecido em pormenor.
Na cena seguinte, aparece uma “food fight”, que significa que a hora do almoço chegou e isso vê-se pela hora marcada pelo relógio, 13:30. Clica-se no relógio e ir-se-á ouvir o segundo trabalho, o trabalho de som, que no meu caso foi a animação sonora da cantina com a “Ementa Cultural”. Ao lado existe um botão com o fim de parar o som.
Entretanto, saltamos para a cena do vídeo, com o Duffy Duck, a tentar marcar o território, reclamando que o centro das atenções é ele. Se clicarmos no Pato poderemos ver o vídeo (terceiro trabalho). A seguir entra o Bugs Bunny com a sua célebre frase “Hey, what’s up doc!” e a comer a sua cenourinha muito relaxado, mas, de repente, uma mulher grita de aflição. É a mulher do cartaz a dizer para não esquecer de ver também o blog. Por fim, o meu trabalho termina com o “Goodbeyeee” do Bugs Bunny a explodir.

Acesso ao Guião

Recorreu-se, então, aos seguintes programas ...


Conclusão

Neste trabalho, houve algumas dificuldades. Para começar, como em todos os trabalhos, houve sempre aquele problema de me habituar totalmente ao funcionalismo do programa em si. Depois, tive bastantes dificuldades na activação dos botões. Por fim, a última coisa que me dificultou muito, a nível de som, foi não conseguir ver, no programa Flash8Portable toda a extensão do som, como no programa Audacity.

URL de sounds
URL de sounds 2
URL de imagens
URL de imagens 2
URL de imagens 3
URL de imagens 4
URL de imagens 5
URL de imagens 6
URL de imagens 7
URL de imagens 8
URL de imagens 9
URL de imagens 10

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Etiquetas:


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Etiquetas:

Introdução

Inicialmente, o projecto de vídeo que comecei a desenvolver na disciplina de Oficina de Multimédia B foi o desfile das fardas para os auxiliares da acção educativa da Escola Secundária Alberto Sampaio.
Mas, devido ao tempo escasso em que a turma o deveria cumprir, a professora Manuela Mendes, professora de Oficina de Multimédia B, permitiu que nos agrupássemos em grupos de dois alunos para que o trabalho fosse realizável.
Na reformulação dos grupos, fiquei com a Ana Carina.
A partir daqui, o nosso trabalho passou a ser a junção dos dois projectos de vídeo de cada uma de nós, com alguns ajustes como é óbvio. Ou seja, continuou a ser a apresentação das novas fardas para os auxiliares da acção educativa através de um desfile de moda, mas este seria apresentado por um dos patronos da nossa escola.

Etiquetas:

Objectivo do trabalho de vídeo

De entre as várias propostas de trabalho sugeridas pela professora, senti-me mais tentada a desenvolver o projecto de vídeo em que apresentava as minhas modelos com as novas fardas para os auxiliares da acção educativa da Escola Secundária Alberto Sampaio.
Visto que houve uma reformulação de grupos, ao qual me juntei à Carina, a nossa ideia principal foi que o nosso trabalho se baseasse na apresentação das novas fardas para os auxiliares da acção educativa através de um desfile de moda, e que este fosse apresentado por um dos patronos da nossa escola. O patrono eleito foi Alberto Sampaio, talvez por ser o patrono mais relacionado com o nosso curso – o curso de Artes Visuais.

Etiquetas:

Para a realização do trabalho de vídeo

Iniciámos, então, o nosso trabalho com a apresentação de um vídeo “Countdown red” em HD. De seguida, apresenta-se quem o realizou (eu, Marisa, e a Ana Carina), a anunciação do que vai ser apresentado, como já referi, anteriormente, o “Desfile da ESAS”, e o “Desfile da ESAS”. Este desfile foi apresentado por Alberto Sampaio em que este faz uma breve apresentação sobre si próprio e, de seguida, inicia a apresentação do desfile de moda da ESAS.
No fim, da sua apresentação, há um som wave de palmas de agradecimento pela breve apresentação de Alberto Sampaio.

Dá-se início ao desfile com a música “Sink the Pink” do grupo AC/DC, e com a barbie a desfilar, vestida com a primeira farda, a farda cinzenta. Depois, a “modelo” desfila com a mesma farda cinzenta mais o avental cinzento. Seguidamente, entra a “modelo” vestida com a segunda farda, a farda bordo. Logo de seguida, desfila a “modelo” com a mesma farda bordo, mais o avental bordo.
Por fim, desfila o nosso último “modelo” com a terceira farda, que é uma farda exclusiva para homem, a farda preta.

Concluímos o trabalho de vídeo com o Fim, seguido da ficha técnica, que indica quando e onde ia estrear, a produção, os actores, a direcção artística, os agradecimentos, a fotografia, a música, o site oficial, o estúdio onde foi realizado e a classificação, tudo isto com algumas brincadeiras e ao som de um melodioso sólo de piano.

Etiquetas:

Transições utilizados no trabalho de oficina multimédia

Transições:

 Buraco de Fechadura

 Circulo

 Barras Horizontal

 Dentado Horizontal

 Dissolver

Etiquetas:

Efeitos utilizados no trabalho de oficina multimédia

Efeitos:

 Buraco Negro

 Escala de cinzento

 Aparece Branco

 Desaparece Branco

 Aparece Preto

 Desaparece Preto

Etiquetas:

Recorreu-se, então, aos programas…



Etiquetas:

Conclusão

Neste trabalho, houve muitas dificuldades. Para começar, tive bastantes problemas com o programa “Premire” CS4. Depois, não consegui arranjar no “Text Aloud” vozes de homens portugueses, o que se teve de recorrer ao programa “Audacity” para se gravar a voz com o auxílio de um familiar. O final (os jardins de Braga) era para ter sido de outra forma e não tivemos sorte na procura das imagens, nomeadamente, a do público no desfile, ou seja, as imagens tinham muito pouca qualidade.
Pretendo, no próximo período, fazer melhorias, nomeadamente, colocar música no início, modificar o discurso do patrono, e melhorar a parte dos jardins de Braga. Também pretendo investir mais em imagem e história.

Etiquetas:

Webgrafia

Passerelles: http://www.youtube.com/watch?v=muDRN8KYs-g

Ideia para a divulgação do desfile: http://www.youtube.com/watch?v=DHfHPCJUAWg

Cortinas: http://www.youtube.com/watch?v=50AF-uFpRtc&feature=related

Modelos: http://sassisam.files.wordpress.com/2009/03/three-barbies.jpg
http://blog.frontdoor.com/files/2009/03/bathingsuitmdhoutside.jpg

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Etiquetas:

Trabalho de Som



A nossa professora de Oficina de Multimédia B, Manuela Mendes, sugeriu-nos que participássemos no projecto de animação sonora para a nossa escola, uma vez que esta está a ser alvo de remodelação profunda, nomeadamente, a nível das várias estruturas físicas.

Etiquetas:

Objectivo do meu trabalho sonoro

De entre as várias propostas de trabalho sugeridas pela professora, senti-me mais tentada a desenvolver o projecto de animação sonora na cantina da escola. De imediato, me vieram à memória canções que animariam, com certeza, o ambiente e o pessoal que, habitualmente, frequenta este espaço. Também, pensei que seria interessante substituir, ou complementar, a actual ementa, que é afixada semanalmente em locais estratégicos – na cantina e na papelaria.
Visto que existem cinco dias da semana, pensei que poderia contribuir para o nosso enriquecimento gastronómico e cultural, apresentando para cada um desses dias uma ementa tradicional, originária de cada um dos cinco continentes que formam o nosso planeta. Enfim, em jeito de cinco continentes, cinco almoços!
Este trabalho, como é regra, teria que ser assinado, pelo que tive de criar uma assinatura digital sonora.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Etiquetas:

Recorreu-se, então, ao programa…

Etiquetas:

Assinatura Digital Sonora

A fim de identificar a autoria deste projecto de animação sonora, tive de idealizar e conceber a minha assinatura digital sonora. Decidi, então, que ela seria simples, agradável ao ouvido e divertida.
Optei por utilizar o “Change Speed”, como primeiro efeito, para acelerar a parte da música que escolhi – “Funhouse”, da cantora Pink – e o “Repeat” para obter a repetição do termo “fun” três vezes, diminuindo a sua intensidade, gradualmente, recorrendo ao “Amplify”. De seguida, acrescentei um wav (o riso descontrolado de uma criança). Utilizando de novo o “Change Speed”, consegui tornar a frase da minha apresentação – “Olá, eu sou a Marisa!” – num registo rápido e, ao mesmo tempo, infantil, característico dos personagens dos desenhos animados. De imediato, para terminar a minha assinatura digital sonora servi-me de outro som wav (um grito) ao qual apliquei o efeito de “Fade Out”.

Etiquetas:

Animação Sonora na Cantina

Tudo começa com o toque tradicional de saída da sala de aula, o qual foi retirado de um vídeo disponibilizado pelo “Youtube”, e transformado através do programa “VDownloader” em formato MP3. De imediato, tornei a repetir este procedimento para adicionar uma canção infantil, com o intuito de captar a atenção dos ouvintes, forçando algum silêncio, e cuja letra incentiva as pessoas a optarem por uma alimentação mais saudável. Apliquei-lhe um “Fade In” no início e um “Fade Out” no final. Na minha locução sobreposta sobre a música utilizei o “Repeat” para salientar “Dieta Mediterrânica”. Inspirada no rufo dos tambores que normalmente anuncia o triplo salto mortal, no Circo, utilizei o wav do rufo dos tambores, para anunciar as vantagens desta dieta, tendo ainda utilizado o “Change Pitch” para alterar o meu tom de voz natural. Depois, sucessivamente, recorro aos procedimentos que referi acima para intercalar o meu discurso com canções escolhidas intencionalmente pela mensagem, ritmo e relação com os diferentes continentes. Também, tentei imitar falantes dos respectivos continentes na minha locução aquando da apresentação da ementa para cada dia. Termino com uma canção séria – “Vampiros”, de Zeca Afonso – porque se encaixa neste tema, mas, por outro lado é uma canção de intervenção política, que pode dar origem a uma conversa interessante durante e após o almoço.

Etiquetas:

Trabalho Final Sonoro

Trabalho final prof by user3240924

Etiquetas:

Conclusão

Este trabalho proporcionou-me o contacto com diversas ferramentas que até então desconhecia. As suas vantagens fascinaram-me, e a realização deste trabalho foi, por isso, um desafio, e deu-me muito prazer realizar.
É certo que não foi fácil; muitas vezes a nossa professora disponibilizou-se para nos auxiliar em horário extra-aula, e além disso, é um trabalho moroso, o que, por vezes, nos pode levar à beira de um ataque de nervos.
Mesmo assim, julgo que o resultado foi positivo. Para mim, valeu pela novidade, e os momentos de galhofa durante a pesquisa e tentativas de selecção das músicas e dos efeitos sonoros.
Espero que a escola nova inclua no seu projecto de construção todas as infra-estruturas necessárias para permitir música ambiente nos diversos espaços ao alcance de um “click”.

Etiquetas:

Webgrafia

http://www.freesound.org/searchText.php

http://iaracaju.infonet.com.br/users/abreu/somwave.htm

http://www.youtube.com/watch?v=-K20maG7yI4

http://www.youtube.com/watch?v=9fSeixh6Dlw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=nZx9g0Xami8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=IfxdjMM1doA

http://www.youtube.com/watch?v=ZUEeBhhuUos

Drum Roll Sound-23265-Free-Loops.com.wav